Seja bem vindo...

"...agradeço a você, caro leitor, que de tantos jardins que podias visitar, escolheu este. Fico honrada.Espero que sua estada seja agradável. Que as coisas familiares lhe pareçam novas, e as coisas novas, familiares. Fique o tempo que desejar. Se encontrar uma rosa que valha a pena, sinta-se á vontade para colhê-la. Se encontrar algo que mereça ser compartilhado, por favor, compartilhe. E, quem sabe? Adão ouviu Deus falar num jardim; talvez o mesmo lhe aconteça..." (palavras retiradas do livro:ouvindo Deus na tormenta-max lucado)

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Educação cristã

O que a educação cristã não é:

1- Educação cristã NÃO É memorização de fatos e textos bíblicos.
Certamente que "inclui" conhecimento de grandes histórias e fatos bíblicos: como David matou golias; onde Paulo foi nas suas viagens missionárias; os nomes das doze tribos de Israel. Saber que a bíblia protestante tem 66 livros, 1.189 capítulos e 31.173 versículos é interessante. E poder citar textos de cor pode ter muito valor na luta contra o pecado. Mas os fariseus eram campeões de concursos de ebs (escola bíblica sabatina), sem ter a mínima noção do que era educação cristã.
Todos nós conhecemos pessoas "craques" de bíblia, mas com vidas fracassadas. O próprio diabo conhece bem a biblia, mas nem por isso tem uma educação cristã (veja Tiago 2.19; Mateus4.6) conhecimento biblico é fundamental, mas não é a essência da educação cristã. Educação verdadeiramente cristã toca o coração, a vida do indivíduo.

2-
educação cristã NÃO É moralização.
Ame a seu próximo.Não tire o que não lhe pertence.Respeite os idosos.Não brigue com sua irmã.Certamente princípios morais são importantes, e fazem parte da educação cristã. Mas a bíblia não foi escrita como livro de etiqueta. O problema é quando "moralizamos" de uma maneira que seria tão apropriada a uma sinagoga, mesquita, ou igreja mormom ou evangelica.Uma mensagem ou lição que recomenda moralidade e compaixão "sem" falar de Cristo permanece subcristã, mesmo que o mensageiro consiga provar que a bíblia exige este comportamento.
O que a educação cristã é:
Certa vez, uma menina em idade pré-escolar tinha de fazer o papel de Maria, mãe de Jesus, numa peça teatral natalina. No inicio, tudo ia bem, e Maria sorria com satisfação enquanto admirava o boneco na manjedoura. Mas logo os animais, e pastores, e reis magos, e outras pessoas encheram o palco, até que ninguém podia ver o berço humilde. A menina, então, levantou o boneco acima da cabeça de todos, onde ela ficou até o final da peça. Depois, quando alguém perguntou porque ela fez isso, a menina declarou; "todos estavam tirando o seu lugar...eu tinha de levantar Jesus!"
O que é educação verdadeiramente cristã? Numa palavra,é (ensino, pregação, discipulado) focalizada na pessoa de Cristo. Jesus Cristo é o que faz a educação cristã "cristã"! Ele é o destaque, a distinção entre ensino religioso e ensino cristão. Ele é o ponto central de TODAS as escrituras. Educação cristã se resume Nele estar presente em todo ensino que se diz cristão.
(David Merkh e Paulo França-livro: "101 idéias criativas para professores")

________________


Concordo plenamente com isso, já vi muitas vezes crianças citando versículos que aprenderam de cor em suas escolinhas sem fazer a mínima idéia do que significam;e professores ensinando : não atire o pau no gato, não roube goiaba...deixando a criança com a idéia errada de que basta ser bonzinho para se ir pro céu...


(Fernanda Medeiros)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails