Seja bem vindo...

"...agradeço a você, caro leitor, que de tantos jardins que podias visitar, escolheu este. Fico honrada.Espero que sua estada seja agradável. Que as coisas familiares lhe pareçam novas, e as coisas novas, familiares. Fique o tempo que desejar. Se encontrar uma rosa que valha a pena, sinta-se á vontade para colhê-la. Se encontrar algo que mereça ser compartilhado, por favor, compartilhe. E, quem sabe? Adão ouviu Deus falar num jardim; talvez o mesmo lhe aconteça..." (palavras retiradas do livro:ouvindo Deus na tormenta-max lucado)

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Aulas Criativas - Escolinha Bíblica Infantil EBI

Olá queridos Profs!!!
Estou deixando minha apostila aqui,
Pq cancelei a conta onde ela era visualizada anteriormente...rs
Algumas pessoas a repassaram por ai pela metade :(
Outros acharam só metade e repassaram assim...
Alguns não sabiam nem de onde ela veio O.o rs
Vejam ela aqui completa, quando chegar ao final do texto
É só clicar em : MAIS INFORMAÇÕES
Ver tudo e ter a opção de baixar tbm...
Espero que lhes seja útil  ;)

(Imagem Google)

AULAS CRIATIVAS
( Por Fernanda Medeiros )
MATEUS 28.19-20
ENSINAR NÃO FOI UM PEDIDO FOI UMA ORDEM!
JESUS NÃO DISSE: SE VOCE QUISER, SE LEVAR JEITO, SE TIVER TEMPO, SE GOSTAR...  A ultima ordem de Jesus deveria ser nossa primeira ocupação.
O ‘ide’ é para todos. E toda criatura, inclui as crianças. (marcos 16.15)
Nem todos serão professores de escolinha, mas todos tem que evangelizar e mais cedo ou mais tarde haverá crianças no seu caminho esperando para ouvir sobre o amor de Deus...

MARCOS 10.13-14
‘DEIXAI VIR A MIM OS PEQUENINOS E NÃO OS IMPESSAIS’ SABE O QUE ACHO MAIS INTERESSANTE? É QUE QUEM OS IMPEDIAM ERAM OS PRÓPRIOS DÍSCIPULOS...
Hoje não tem sido diferente em muitas igrejas. O mundo lá fora e até muitas seitas já descobriram nas crianças um campo fértil! Mas nós as temos afastado de Jesus.

QUANDO? Quando não lhes damos valor. Quando nossa escolinha é feia, suja, desorganizada, com lixo que chamamos de brinquedos, quando não há professores preparados, quando não há pregação ou ensino verdadeiro. só o velho: você finge que ensina e eu finjo que aprendo...
Por exemplo: Se sou professora de piano, dou aula por um ano, mas quando meu aluno vai se apresentar não toca nada, é porque não aprendeu... Logo não houve nenhum ensino! Só terei realmente ensinado se houver aprendizado, caso contrario não ensinei, só tentei... (ou nem isso)

MUITOS SÃO LIGEIROS EM APONTAR PROBLEMAS ( MAS NÃO AS CAUSAS...)
*as crianças não prestam atenção
*faltam muito
*não param de falar
*não obedecem
*não me entendem
*e por ai vai...

MAS PENSE UM POUCO NA VISÃO DO ALUNO (e seja sincero)
Você assistiria uma aula sua? Como tem sido suas aulas?Aquela maravilhosa mesmice de todo dia... sempre na mesma ordem, no mesmo tom de voz;cheia de palavras tão difíceis que até facilita a gente de não entender, monótona, repetitiva...
...Não sei onde ouvi esta história, mas é bem interessante:
Uma vez um pregador notou que todo domingo ele começava a pregar e dali 15 min.o povo começava a dormir, isso se repetia todo domingo, ele então resolveu gravar o culto, porque uma pessoa dormir, ainda vai, mas tanta gente? Só podia ter algo errado!
Bom, levou o vídeo pra casa começou a assistir, dali 15 min....ele estava roncando...

SOLUÇÃO:
Mesmice se vence com criatividade!!! PORQUE VOCÊ NÃO IRÁ CONSEGUIR RESULTADOS DIFERENTES FAZENDO A MESMA COISA! ENTÃO MUDE!!  Ache um jeito novo de falar do mesmo assunto. ache uma maneira criativa de contar a mesma historia...

IDÉIAS
Nunca gostei quando me dizem que tenho que fazer algo, mas não me dizem ‘como’. O que adianta uma pessoa ir ao médico,ter o problema diagnosticado mas sair sem a receita? Então vou dividir com vocês o que tem dado resultados. coisas que podem ser usadas em qualquer aula e sobre qualquer assunto e são simples de se fazer...
Quando vamos falar com crianças a primeira coisa de que precisamos é ganhar sua atenção inicial, senão a aula estará perdida.
Diferente dos adultos elas são comunicativas, todas se conhecem, e quando não, fazem questão de se conhecer e saber das novidades, por isso é preciso fazer algo que desperte sua atenção para nós...

*USANDO OBJETOS:
 –numa sala lotada ao iniciar a aula abri uma sombrinha e coloquei na cabeça. Pronto! Todos estavam olhando pra mim... mas é claro que tinha haver com o assunto. Perguntei pra que servia:’pra se proteger da chuva tia!’ Ai, como sou cheia de histórias, contei uma minha: ”quando eu era pequena, voltava da escola e o céu escureceu como noite! Eu via meu ponto de ônibus e pensei em correr até lá, mas é claro que como sempre não deu tempo e cheguei lá ensopada... quando abri a bolsa pra pagar, qual minha surpresa? Eu tinha um guarda chuva! Fiquei com tanto medo de me molhar que esqueci que estava comigo... às vezes fazemos assim com Deus, na hora do medo esquecemos que Ele está conosco... sempre pronto para nos proteger” (Isaias 43.1).
Cada um escreveu seu medo num papel, oramos e rasgaram na lixeira. (leia antes ,tem coisa que não é medo, mas caso de polícia)

Você pode usar qualquer objeto, desde que tenha haver com a aula. outro exemplo:use escova de dente,toalha de banho,pente...pergunte quem usa isso,e se é só no domingo...fale sobre que se santificar também é todo dia
Enfim, use objetos...

*PERGUNTAS CURIOSAS:
‘ quem aqui já foi pescar?’, ’quem sabe o que tenho aqui nesta caixa?’, ’quem sabe pra quê isto serve?’, ’quem já usou isso?’ Eles são curiosos e gostam de dar respostas... isso desperta o interesse.(como já disse antes, tem que ser de acordo com o que for ensinar senão de nada serve)

*MUDANDO A SALA:
- isso cria a expectativa de “o que será que vai acontecer aqui?” Mude a frente com o fundo, faça um círculo de cadeiras, deixe só um tapete, mas lembre-se! Eles esperam algo novo, então não os decepcione!!!

*MUDANDO A ORDEM DOS ACONTECIMENTOS:
 de vez em quando mude um pouco, dê coisas fora da programação, mude a hora da oferta com a da atividade,a hora da historia com o louvor...

*USANDO ILUSTRAÇÕES:
toda criança gosta de uma boa historia. ela é um dos meios mais eficientes de ensino, o método que Jesus, o maior mestre,usava ao ensinar. Conte histórias que ajudem as crianças a entender melhor o assunto, ou historias sobre quando você era pequeno...

*COMPLETE A FRASE:
coloque parte da palavra na lousa, pode ser o nome do personagem, da história, do assunto; e ao começar a aula pergunte quem sabe completar, vá dando dicas: ZA... ele era baixinho,queria ver Jesus, subiu em uma arvore, etc. (Zaqueu)

*AVALIANDO:
escreva algo na lousa para responderem na entrada: ’Jesus pra mim é... ’e deixe cada um escrever o que pensa, assim você vai saber o que eles tem aprendido.

*MÚSICAS:
escolha ‘uma’ sobre o que você vai ensinar, deixe-os ouvir (ou assistir no dvd) depois peça para escreverem ou desenharem o que entenderam. você também pode entregar a letra por escrito ou escrever na lousa.

*VÍDEO:
mas não use o vídeo como pretexto  para não dar aula e não se preparar. Não vá colocar de uma só vez toda coleção do midinho...escolha sempre ‘um’só tema para não confundir a criança, e assista “antes” delas , prepare uma atividade, sempre de acordo, se preciso dê pausas para explicações...lembre-se que não fomos chamados para distrai-las, mas para ‘ensiná-las!” (também existem dvd‘s do autor Max Lucado com desenhos infantis, como: você é especial e se eu tivesse um nariz verde, entre outros, são muito bons.)

*VISUAIS:
mesmo com os maiores isso chama a atenção, desenhe partes da historia e vá colando ou mostrando enquanto conta. Faça-as em formatos diferentes, redondos, triângulos...

*COLOCANDO EM PRATICA:
dê algo para ‘fazerem’ dê acordo com o que aprenderam. Por exemplo: quando ensinei sobre evangelismo, fiz um cartaz sobre o assunto, colei fig. Mostrando formas de evangelizar, e dei a eles folhetos de evangelismo infantil (existe há muito tempo e eu nem sabia, você pode criar até um carimbo p/ eles mesmos carimbarem) ou cartões mig-meg convite. Isso os deixou muito motivados!
Evangelizaram mesmo! trouxeram muitas pessoas, e me contaram tudo que aconteceu... (mas lembre-se de insistir que não conversem nunca com estranhos sem a presença de seus pais ou responsáveis! o mundo é perigoso, é preciso vigiar!)
Diga para convidarem seus amiguinhos da vizinhança, da escola, seus primos, pais,  avós, tios...e estranhos só quando acompanhados por responsáveis.
O método mais eficaz de evangelizar crianças é deixando a própria criança fazer isso, ninguém traz mais crianças pra igreja que a própria criança... (eu confirmei isso)
Bom, continuando, quando falar de intercessão, ensine-as deixando fazerem pedidos por algo ou alguém e orem com os pedidos.
...Procure dar alguma coisa para elas fazerem de acordo com aquilo que você ensinou...

*MURAL :
 faça murais junto com eles, escolha um tema, por exemplo: tipos de oração. Em cima a frase:
-‘quero te ver na igreja’ ensine sobre intercessão e eles desenham alguém que gostariam que se convertesse.
-‘Deus me perdoe por... ’ Ensine sobre arrependimento e eles fazem um envelope, decoram com recortes, lantejoula, etc. depois escrevem dentro pelo que pedem perdão e fecham o envelope, só à tia vai ler. Cada um cola o seu no mural...
-‘agradeço a Deus por... ’Ensine sobre agradecimento, eles fazem desenhos, colam no mural e depois todos o decoram, os meninos fazem joaninhas, as meninas flores e borboletas e juntos todos vão trabalhando e dando suas idéias.(existem mais tipos de oração e uma infinidade de temas...)

(Minhas imagens)


*MAQUETE:
Feita dividindo grupos por sorteio de atividades. Por exemplo: tema-os quatro amigos e o paralítico que desceu pelo telhado. Um grupo faz o telhado, outro a cerca, outro o jardim, outro os móveis, outro a casa, outro os personagens, e você pode ir inventando mais, de acordo com a quantidade de alunos...
Dê apenas idéias ‘incompletas’ de como fazer: palito de sorvete p/ cerca cx.de sapato p/ casa, muito retalho de papel, cx. de fósforo p/ móveis, etc. E deixe eles mesmos criarem...
*Outros temas: arca de Noé, travessia do mar vermelho, o pastor e as ovelhas, Daniel na cova dos leões, muralhas de Jericó, etc...
   Essas imagens a seguir encontrei no site da escola dominical net fórum  e no Google, mostrei a eles para terem uma idéia, o deles também ficou lindo, mas levaram antes de eu poder fotografar...rsrsrs...
                                                                    
( Imagem do Google encontrada tbm em vários sites, 
alguns contendo a fonte como: Escoladominical.net.forum)

 No final faça um sorteio (mas não esqueça de sempre dar questões sobre o assunto, e explicar tudo sobre a história e o que podemos aprender com ela).

*DEBATES:
uma pergunta ou uma afirmação, depois pergunte: “quem concorda?”, “quem não?”, “por que”? Assim você vai saber a opinião deles e dar a resposta certa para cada dúvida.

*DÊ OPORTUNIDADES:
tem sempre um espertinho dizendo: “essa eu já conheço tia!” aproveite isso e o deixe contar pra sala com suas palavras. Deixe-os fazer a oração do inicio ou final da aula, se errar você vai ensinando. Deixe-os contar testemunhos, ler um versículo pra classe, cantar um louvor, mostrar um talento (alguns sabem tocar e podem fazer isso na aula) deixe-os dar  opiniões sobre suas aulas, ninguém melhor do que seus alunos pra saber o que pode melhorar...

*QUESTIONÁRIO:
 Para avaliar seus alunos e suas aulas. Veja alguns exemplos :



1eu sou:
2- gosto dê:
3- estou aprendendo na escolinha que:
4- o dia que mais gostei na escolinha foi:

NOME:
1- o que já aprendi na escolinha e pratiquei?
2- o que ainda tenho dificuldade em praticar?

NOME:
ESCREVA O NOME DE ALGUÉM:
1- Que precisa de cura:
2- Que é seu vizinho:
3- Que deixou você zangado:
4- Que precisa de emprego:
5- Que é de sua família:
6- Que é seu amigo:
7- Que você perdoa:

NOME:
1- O que separou o homem e a mulher da presença de Deus?
2- Quem é Jesus pra você?
3- Como voltamos a ficar próximos de Deus?

NOME:
1- O que mudou na minha vida depois que conheci Jesus?
2-  O que ainda precisa mudar?

NOME:
1- O que pode ter no nosso coração?
2- O que não pode?

NOME:
1- Sobre o que foi a história de hoje?
2- O que aconteceu?
3- O que você aprendeu com ela?                                                                                                                                                                                                                                           
 NOME:
1- Eu gostaria de ser mais...

 Esconda perguntas coladas debaixo das cadeiras...
(mas não faça sempre senão acostumam)

NOME:
1- O que mudou na minha vida depois que conheci Jesus?
2- O que ainda precisa mudar?

NOME:
QUANDO EU CRESCER QUERO SERVIR A DEUS COMO UM (A):
(   ) obreiro (a)                                   (   ) evangelista
(   ) pastor (a)                                     (   ) ministrando louvor
(   ) ensinando na escolinha              (   ) ajudando na limpeza da igreja
(   ) tocando um instrumento           (   ) visitando doentes
(   ) ajudando na mocidade               (   )
E HOJE QUE SOU CRIANÇA GOSTARIA DE SERVIR A DEUS:
(   ) na recepção recebendo na porta as crianças
(   ) lendo o versículo do dia para classe
(   ) fazendo a oração no início da aula
(   ) fazendo a oração pelos pedidos da caixa
(   ) sendo o ajudante do dia
(   ) cantando um louvor
(   ) trazendo meus amigos
(   ) entregando convites para outras crianças
(   ) falando de Jesus para as pessoas
(   ) contando o que Jesus fez na minha vida
(   ) participando quando houver teatro
(   ) participando quando houver coreografia
(   ) cantando no coral
(   ) ajudando a limpar a sala
(   ) lendo um versículo que estudei sozinho para classe
(   )


Pelo menos esta pergunta nunca deixo de fazer:
 NOME:
1- O que eu aprendi hoje?
 Assim vou saber se estou alcançando os objetivos de cada aula.

*DINÂMICAS :
 por que: “ouço e logo esqueço, vejo e sempre vou lembrar...”.
Existem vários tipos de dinâmicas, por exemplo:

*Coloque gotas de iodo num copo transparente c/ água, ela ficara suja, depois coloque gotas de cândida e voltara a ficar limpa! (fale que Jesus pode nos limpar por dentro)
coloque um rótulo=pecado no iodo, e Jesus na cândida. (2co5. 17 e 1sm16. 7)

*.Deixe uma criança quebrar um palito depois dê um feixe para ela tentar, ela não conseguirá. (fale sobre união)
.Deixê-a rasgar uma folha, depois tentar um livro inteiro. (união) (Isaias 41.6 e salmo 133.1,3b)

*.Dê um fósforo pra ela quebrar, depois coloque outro dentro de sua mão e peça para quebrar sem tirar de dentro dela, não poderá. (proteção de Deus) (João 10.28-29)

*.Dê uma bexiga pra cada um manter no ar, vá pedindo um a um que pare até que um só fique tentando manter tudo no ar sozinho e não consiga. (precisamos uns dos outros) (Eclesiastes 3.9-10)

*.Coloque um cubo de um lado, diga que ali estava Deus, coloque um cubo do outro e diga que ali estava o homem, colocando uma régua ligando os dois cubos diga que estavam juntos. Tire a régua: o pecado tirou a ponte, mas Jesus veio para restaurá-la!!! (Jesus é o caminho) (João 14.10)

*.Enrole uma criança pelos ombros com uma tira, (pode ser tiras de sacolinha ou algo que não a machuque!) e diga para se soltar, ela conseguirá, depois vá dando mais voltas e dizendo que assim fazemos com o pecado: “uma mentirinha não faz mal” “só um palavrão”, mas vamos ficando cada vez mais presos, e não podemos nos soltar sozinho. Então use uma tesoura com uma figura de Jesus colado nela e corte a corda libertando a criança... (só Jesus liberta) (João 8.32 e 36)

*.Pergunte o que temos em Deus: “proteção, amor, prosperidade, salvação, saúde...” (deixe-os responder).
Recorte o EU na presença deles contando que a desobediência nos separou de Deus.
Cole a palavra desobediência entre EU e DEUS. Pergunte quais outros pecados eles conhecem: “fofoca, palavrão, mentira, inveja, brigar, bater...” (deixe-os falar, e VÁ COLANDO E DISTANCIANDO O EU ).
Pergunte: ”e agora? Será que ainda tenho: “paz”? Proteção. (repita o que tinham mencionado) estando longe de Deus?”. E Deus quer você longe Dele? Não! Ele mandou Jesus porque te ama!(João 3.16)
O que Jesus fez em sua morte?(COLOQUE A CRUZ SOBRE OS PECADOS) Ligou-me de novo com Deus, fez uma nova ponte entre eu e Deus, trouxe-me de novo para perto! (VÁ ARRANCANDO OS PECADOS AMASSANDO E JOGANDO NO LIXO) “você quer viver longe ou perto de Deus? Você crê que Jesus morreu pelos seus pecados? Vamos orar e declarar isso então?”.
Você pode usar uma bandeja de pizza, ou color-sete, cartolina... Para fazer tudo. E cole dupla-face atrás para ir colocando tudo fixado na lousa enquanto vai contando...



( Imagem Netforum- Prof Miriam Rocha )

OBS: VOCE NOTOU QUE NA ÚLTIMA COLOQUEI MAIS DETALHES?
 Você deve fazer isso em todas, vá fazendo perguntas enquanto explica, crie visuais de acordo, invente, assim eles entendem melhor. (Esta última encontrei também na escola dominical) Você pode encontrar muitas outras dinâmicas em sites e livros, é só se informar e pesquisar...

*BRINCADEIRAS DIRIGIDAS:
 as brincadeiras também podem ser educativas, servindo para fazer revisão de aulas dadas, memorização de versículos, promover amizade entre eles (sempre voltamos ao lugar onde temos amigos), para aprendermos os nomes uns dos outros, etc...
Isso, desde que “nós” dirijamos as brincadeiras, não deixando brincarem de qualquer coisa e de qualquer jeito! (como vejo muitos professores fazendo)
Uma vez soube de crianças na escolinha brincando de coisas que nada edificam... (só perdendo tempo) Exemplo de brincadeiras interessantes:

*batata quente com atividades- Sempre que alguém é queimado ele tem que escolher entre quatro envelopes iguais por fora, mas diferentes em atividade. são eles:
1-perguntas-  de aulas dadas (coloco umas 20 perguntas) e tem que responder uma
2-mímica- coloco nome de historias bíblicas, tipo: Daniel na cova dos leões, Jonas, a ovelha perdida, as duas casas (...); ou animais da arca de Noé (...); ou objetos da bíblia...
3-lousa- tem que desenhar o que estiver escrito: podem ser objetos da bíblia, tipo: “o que foi usado para encontrar a dracma perdida?” (vassoura) (cajado, lâmpada, bandeira, escudo, espada...) Ou pode ser animais de historias: leões, jumenta, pomba, corvos, galo, porcos, cabras, ovelhas, camelos...  Pode ser insetos: gafanhotos, formigas... Pode ser as próprias historias: a arca de noé, o cajado de Moisés, etc...
4-quem sou? -  Três chances para descobrir o personagem: “eu era cobrador de impostos” “era baixinho” “subi numa arvore para ver Jesus” (Zaqueu)
Procure sempre dizer de onde são cada animal, cada objeto, pessoa, de qual historia; deixa-los mais informados é o objetivo.

*sabe quem sou eu? -  Sobre o cego Bartimeu; faça um circulo de crianças, coloque uma no meio, e fechando seus olhos aponte para outra criança, que irá dizer: “Jesus filho de Davi, tem misericórdia de mim” e a que esta de olhos vendados tem que dizer o “nome” de quem falou. tem 3 chances pra acertar.se acertar vem para o meio quem disse a frase. Sempre deixe cada criança repetir seu nome rapidamente antes de vendar os olhos da criança, assim irão memorizando os nomes uns dos outros. (e nós também)

*seu noé posso ir?- é a mesma brincadeira acima, só que como já sabem bem o nome uns dos outros, vamos dificultar descobrirem quem é quem... Ao apontarmos a criança ela irá imitar o som de um animal de sua preferência, e o do meio tem que descobrir o nome da criança por traz desse animal...

*Ovelha perdida- escolha uma criança, feche seus olhos, depois escolha outra criança da turma e faça ela "sumir" debaixo de um lençol, abra os olhos da criança e peça para descobrir pelo nome "qual" ovelhinha da sala se perdeu rs

*memorizando com gestos - escolha um versículo com poucas palavras (ou dependendo da quantidade de crianças da sua turma) para cada palavra deverá ser usado um gesto; por exemplo: escreva na lousa: “o Senhor é meu pastor e nada me faltará”. As crianças deverão estar em círculo ,o primeiro dirá : “ o”  e fará o gesto que quizer...tipo:levanta as mãos, o segundo repete o “o” levanta as mãos e continua com a palavra seguinte: “senhor” e faz outro gesto,como: balançar a cabeça...assim vai, até acabar todo versículo,a criança tem que copiar os gestos anteriores e incluir o seu...(brinque assim quando houver poucas crianças,senão será difícil e as deixará frustradas por não lembrarem tudo.)

*com Jesus e sem Jesus – é o antigo: vivo ou morto...

* Jesus mandou- é o velho o mestre mandou, quem não conhece rs, vc diz as crianças sempre para fazerem algo: "o mestre mandou por a mão na cabeça" "O mestre mandou pular em um pé só" "MANDOU girar" Quem girar sai da brincadeira, pq o mestre... NÃO mandou rs

*varal de versículos - recorte uns dois versículos diferentes, mas bem conhecido por eles, como um quebra cabeça. Faça-os em formato de roupas: calça,camiseta,blusa,meias,shorts,saias; deixe um varal baixinho, e peça para eles “estenderem”na ordem certa...

*telefone sem fio: explique sobre a fofoca. (lv. 19.16 / PR 11.13  / PR 26.20 / cl 3.8)

*quem esta sendo imitado? Vire uma criança de costas, para que não veja quem será escolhido, depois escolha outra do circulo para ser o imitado pelos demais. O primeiro gesto será passar a mão na cabeça, os outros serão feitos pela criança escolhida, e todos irão imitá-la; e a que ficou de fora tem que descobrir quem esta fazendo os gestos. 
(1 corintios 11.1)

*jogo da velha-  só coloca a peça  no tabuleiro quem acertar a resposta da pergunta, se errar, quem coloca é o outro, e no lugar que quem errou havia escolhido.

(estas eu aprendi desde pequena na escolinha, algumas adaptei para hoje, agora a partir destas você pode criar outras, ou pode adaptar antigas, ou pode pesquisar sobre mais.)

*APRESENTAÇÕES:
 Uma vez por mês (ou em datas específicas) elas podem fazer uma apresentação especial para a igreja toda. Permita que todas participem de alguma forma, e não deixe ninguém de fora. Porque no meio de tantas crianças, existem aquelas que são tímidas, que não gostam, que tem vergonha de errar, que tem medo, que não conseguem ...enfim, elas precisam de “ ajuda” e não de  ser excluídas até na igreja ( por que a maioria já o é lá fora).Para incluí-las não é nada difícil, dê a elas qualquer tarefa, e faça da mais simples também super importante! Diga o quanto seu papel será importante. por exemplo:
 Quando nós apresentamos uma coreografia temos um grupo que “quer” dançar. (nunca as obrigue a nada!) então enquanto essas dançam outras cantam junto com o CD, outras ficam balançando cartazes com o tema ( tipo: te amo mamãe, parabéns, Deus te abençoe...) outras iniciam com um teatrinho básico, depois finalizam... Assim ninguém fica triste e todas se sentem igualmente importantes!
(E mesmo que não fique perfeito isso irá ser guardado para sempre em sua vida. Vamos nos esforçar para não marcar uma criança de forma negativa; para não agravar ainda mais o problema, por que muitas já se sentem inferiores e rejeitadas. Vamos deixar marcas positivas, que possam durar para sempre! Mas lembre-se: tudo que é para durar a vida toda, não pode ser feito de qualquer jeito).
(Pesquise na net e vai achar muitas apresentações legais! Se quiserem podem conferir tbm em meu blog, algumas que fiz )

*TRABALHOS MANUAIS:
- nós não desperdiçamos nada que possa ser útil, usamos revistas velhas da turminha para decorar potes, caixas, ou fazer cartazes; deixamos toda sobra de recorte (desde que seja grande, não lixo) numa caixa, para as crianças usarem como colagens em seus trabalhinhos; e fazemos trabalhos com coisas recicláveis que temos em casa, (nós mesmas ajuntamos e também pedimos aos obreiros, e alunos para trazerem...).
Usamos potes de sorvete decorados para os materiais, (cola, tesoura, etc.) meio pote de toddy (não é propaganda rsrs) para por os lápis nas mesas...
Em cada aula, nós fazemos um trabalho de acordo com a lição, e o trabalho é manual: como uma joaninha porta-treco ou uma ovelha pra colocar fotos feita de pregador e algodão:



 (vou postar no blog mais fotos em slides para vocês visualizarem depois)

Vou deixar uma lista do que mais usamos:

*Rolinho de papel higiênico ou papel toalha
*Copo descartável
*Caixas de sapato, sabonete, leite, gelatina, chá, fósforo...
*Palitos de sorvete, churrasco, dente, (sempre “corte” as pontas para nada ser perigoso).
*sacos de papel
*prato descartável
*canudinho
*papel de brigadeiro (sempre sobra em festas)
*pregador de roupa
*botões
*potes de sorvete, creme de cabelo, margarina, chocolate...
*caixas de ovo
*forminha de frios
*tampa de margarina, refrigerante...
*frasco de yaculte
*pote de danoninho
*papel de presente
*revista velha da turminha ou temas evangélicos infantis
*sobras de papéis
*palha de cesta de café da manhã
*jornal, revistas velhas
*embalagens  descartáveis
*isopor
*papelão
*algodão
*lantejoula, gliter, purpurina
*olhos móveis (custam 50 por 2.00r$ em lojas de artesanato)

Existem mais formas de se conseguir materiais úteis, todo final de ano as escolas fazem limpeza de estoque e sobra muita coisa, como vários tipos de papeis. Também existem empresas onde sobra muito papel com um lado só utilizado, você pode usar o lado em branco para fazer rascunhos, encapar trabalhinhos ou caixas...
Você também pode pedir doações de acordo com sua necessidade (mas avise que não precisa de lixo, somos igreja, não cata cacareco!).
Pode pedir armários, berços, tapetes, trocador, brinquedos, televisão, radio, aparelho de dvd, computador, cortinas, pelúcia, espanador, mesas, cadeiras, e o que mais precisar. Muitas vezes não temos porque não pedimos, a bíblia diz que devemos comunicar com os santos nossas necessidades, às vezes ha pessoas ali que tem exatamente o que você precisa, só não sabe disso... 

O mais importante é ORAR e ter objetivos, porque Deus cumpre o “desejo” do justo, mas se você nada desejar...
 Bem, estas foram algumas idéias para deixar nossas aulas mais interessantes, e a maioria pode ser adaptada em qualquer tema. Para finalizar vou deixar mais versículos:
Marcos 12.37-...a grande multidão o ouvia de boa vontade...
Marcos 8.2- a multidão estava com Jesus a três dias...
Às vezes caminhavam dias para ouvi-lo...

Torne suas aulas desejáveis, não detestáveis. Eles têm que ter alegria em vir à igreja, não tristeza. (sl 122.1) uns até choram quando são trazidos, por que nem querem mais vir...Vamos mudar isso!Vamos melhorar nossa forma de ensinar, que a noticia se espalhe e nossas escolinhas fiquem cheias.

Se você prestar atenção às escrituras, verá que Jesus ensinava todo tempo, por que sem ensino a igreja “morre”. Sem ensino a escolinha “morre”!
E muitas já morreram por ai, já estão como aquela igreja em apocalipse: “tem nome de que vive, mas esta morta” muitas têm “aparência”, mas como a figueira, só tem folhas e quando Jesus procura, não há  frutos...
“Já outras a situação atual é: ou muda ou morre!" (frase de Lécio Dornas)

Lendo um livro chamado: “A gloriosa oportunidade da igreja”
...achei uma ilustração muito importante, que se aplica a muitos de nós :

“Um pai foi viajar, e deixou a casa aos cuidados de seus filhos, antes de partir só pediu “uma” coisa:
 “cortem a grama antes que eu volte!”
Cada um deles “iniciou” a tarefa, mas acabou observando outra coisa, e deixaram a grama de lado, mais tarde, com certeza daria tempo para tudo, pensavam...
Quando o pai voltou, encontrou sua casa pintada, com novas cercas, nova iluminação, telhado reformado, entrada decorada, muitas melhorias, mas...
 A grama não havia sido cortada.
 Os filhos tentaram se justificar, mostrando tudo que fizeram e quanto haviam trabalhado duro, se dedicado, se esforçado, mas o pai disse:
 “Eu só pedi uma coisa, e vocês não a fizeram...”
 Hoje, não tem sido diferente, antes de partir Jesus disse: “Anunciai o evangelho a toda criatura”
 Evangelismo! Tem que ser o mais importante. Falar de Jesus. Levar pessoas sejam elas adultos, idosos, jovens ou crianças a conhecer o plano de salvação.
 ( mas muitos tem escolinhas bem decoradas, bons materiais, muito espaço, muitos brinquedos...mas nenhum ensino...nenhum evangelismo...nenhuma converção!!!)

Marcos 13.35-37
“Vigiai, pois, não sabeis quando virá o Senhor da casa; se á tarde, se a meia noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo...”
Estejamos atentos, não sabemos quando Ele voltara;
que não te encontre dormindo...

RECADOS E DICAS
Sites:
http://www.escoladominical/ Net/ Fórum
( estes dois acima são os que mencionei)
(obs. -Alguns não são evangélicos, são seculares, são muito bons, mas cuidado com coisas que não tem haver com nossos propósitos de ensino, como folclore, halloween, festa junina...) Já uns tem muitos textos para o professor meditar ...

Livros:
Bíblia “toda” ( Se você fosse professor de matemática, eu diria para estudar mais matemática, mas se você é professor de escolinha “bíblica” precisa estudar a bíblia!!!
Max lucado (Qual você quiser, todos são bons. Pode começar com: “nas garras da graça”)

      Mais dicas de livros aqui: 


OBS- Muitas destas dicas não ensina sobre crianças, 
mas te aproxima mais de Deus, e Deus te ensinara sobre crianças...
Tem coisas que Deus te dirá em particular, coisas que nenhum curso, 
livro ou faculdade poderá dizer...

MATEUS 5-19 “qualquer um que violar um destes mandamentos e assim ensinar, será chamado o menor no reino dos céus; porem quem os “cumprir” e ‘‘“ensinar” será chamado grande no reino dos céus”.

Fim de apostila :)
                          
 ____________________________________________________________________________________________


Olá queridos profs de escolinha Bíblica...

Ha uns três anos eu criei esta apostila para uma reunião que 
eu tinha de realizar com alguns professores de minha cidade...
Eu baixei ela na internt e dividi tbm com vcs aqui do blog...

Ela foi visualizada, baixada, compartilhada com mtaaaas pessoas rs

Oq me deixou feliz!! Eh bom saber que temos de alguma forma ajudado.
O que de certa forma me entristeceu, foi ver que passaram adiante como:
"Desconhecido, Sem autoria, ou DE FULANO (A) de tal" (que não sou eu rs)

Permito que leia e copiem minhas idéias à vontade! 

É sempre bom compartilhar. Só tem me entristecido ver pessoas que pegam meus textos, minhas historias de vida rs e passam adiante como se fossem DELES e ficam recebendo créditos por algo que NÃO fizeram. Isso é realmente chato e triste tbm...

Já outros, 

Eu entendo que já acharam minhas coisas sem créditos espalhadas por ai rs, eu escrevo mto...rs

Fico mto feliz e me sinto honrada qdo um texto é passado adiante, que Deus seja glorificado por isso, 

que Ele vá ha lugares aonde talvez eu nunca vá, 
e fale a corações que talvez eu nunca conheça!!!

Só entendam que de minha parte é triste qdo

pessoas veem aq me dizendo:
"Eu vi este seu texto ai, É DO FULANO DE TAL não é seu..." 
qdo na verdade é uma historia de minha vida... :'(

Então,

Quer levar? Compartilhar? Pode!
Mas mantenha os créditos ou a fonte...
Eu sinceramente de coração agradeço ;)

As idéias aqui compartilhadas que não são de minha autoria estou sempre colocando os devidos créditos e sua fonte, caso em algo não conste, e esteja como DESCONHECIDO 

é porque preciso de sua ajuda para saber de quem é, e registra-la....
(Tbm acho textos passados adiante assim na internet...)

Minha intenção não é prejudicar ninguém...

Apenas compartilhar oq aprendo e aprender com oq vcs compartilham, 
para que assim "JUNTOS possamos ir crescendo cada dia mais"
Deus os abençoe!!!

Nand@

(Obs - Não reparem os erros na apostila, eu era iniciante rs)


E aqui, todas: APOSTILAS

32 comentários:

Tias da Escolinha disse...

Oi Fernanda!
Que legal, agora conheço a autora deste Blog abençoado!!! Parabéns!!!

Fico muito feliz que tenha gostado de minha participação no Congresso! É tudo pra Glória de Deus!!!

Beijos e que o Senhor continue te enchendo de graça, criatividade, unção!!!!

Com carinho,
Sandra Curcino:-)

nanda disse...

Oi tia Sandra!!!
Amém, agradeço a visita e as palavras :)
Sim, foi uma benção ^_^
Que Deus tbm abençoe grandemente sua vida e ministério, realizando grandes coisas em sua vida e através de sua vida:)

Bjinhos!!!

Saiara Santos disse...

Parabéns por esse blog abençoado,gostei muito,continue assim,Deus abençoe.

Thais Gabriella disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thais Gabriella disse...

Olá Fernanda amei essa ideia e dicas que você me deu sou uma professora dominical novata e com essas dicas aprendi muito.Tenho apenas 13 anos e já sou tia kkk Que Deus abençoe a sua vida mais e mais.
Obrigado
By:Thais Gabriella :)

nanda disse...

Olá Saiara Santos!
Mto obgada, glória a Deus por isso.
Seja sempre mto bem vinda...que Deus tbm mto lhe abençoe. bjinhos


Oi Thais Gabriela, fico mto feliz em saber! Tenho tbm uma pagina no Facebook sobre ministério infantil, passa por lá. Que Deus tbm abençoe sua vida, familia e ministério.

Tias da Escolinha disse...

Amei!!!!!! Muito bem explicado e detalhado!

Que Deus abençoe!! :-)

fabio sylvestre disse...

A Paz do senhor irma que Deus a bençoe a você e sua família, meu nome é Dayane, e quero te dizer que amei, e que esta sendo mito útil para mim.... Fique com Deus..
👼

fabio sylvestre disse...

A Paz do senhor irma que Deus a bençoe a você e sua família, meu nome é Dayane, e quero te dizer que amei, e que esta sendo mito útil para mim.... Fique com Deus..
👼

Ester Gonzaga disse...

Oi Fernanda! se Deus falou a Salomão peça o que quiser que eu te darei e Salomão disse sabedoria, eu acho que Deus fez esta mesma pergunta pra vc e vc respondeu: posso pedir duas? E Deus disse pode filha. ai´vc disse eu quero CRIATIVIDADE e ALTRUÍSMO. o fato de vc disponibilizar suas idéias sem burocracia,é altruismo puro e a criatividade... sem comentarios excelente. Deus te abençoe. Amei. e não se preocupe divulgarei a fonte original dessa bênção. Um grande abraço. Ester

Ester Gonzaga disse...

Oi Fernanda! se Deus falou a Salomão peça o que quiser que eu te darei e Salomão disse sabedoria, eu acho que Deus fez esta mesma pergunta pra vc e vc respondeu: posso pedir duas? E Deus disse pode filha. ai´vc disse eu quero CRIATIVIDADE e ALTRUÍSMO. o fato de vc disponibilizar suas idéias sem burocracia,é altruismo puro e a criatividade... sem comentarios: excelente!!!!!. Deus te abençoe. Amei. e não se preocupe divulgarei a fonte original dessa bênção. Um grande abraço. Ester

meu nome é rebeca disse...

Por favor nao estou conseguindo salvar sua apostila...pode me enviar por e-mail...
parabens seu trabalho é li do ; Deus lhe capacita muito..sou iniciante e estou pesquisando ideias...sei que as suas me serviram demais ibrigada por compartilhar Deis lhe abencoe...quero que Deus me ajude em tudo e tbm quero aprender mais e mais...

nanda disse...

Desculpe a demora em responder, fico feliz que esteja lhe sendo útil. Posso e viar sim, qual seu e-mail?

Georgianny Kelly disse...

tambem queria a apostila .desde ja obrigada.
comecei agora a trabalhar com as crianças da minha igreja.
se possivel pode mandar varias apostilas.obrigada Deus abençõe
georgiannyk@gmail.com

Bruno S Santos disse...

Olà , parabéns pela apostila, bastante explicativa e edificante. Lindo trabalho ,não to conseguindo baixar se puder me mandar por email por favor yza_lima@hotmail.com. Fico grata desde já

Bruno S Santos disse...

Olà , parabéns pela apostila, bastante explicativa e edificante. Lindo trabalho ,não to conseguindo baixar se puder me mandar por email por favor yza_lima@hotmail.com. Fico grata desde já

Evany L R Rosa disse...

Amei tudo..obrigada!

KAREN FARIA disse...

Olá, encontrei seu blog buscando mais inspiração e sugestões para meus pequeninos, amei tudo, que o Senhor continue te abençoando e te usando como instrumento de valor a favor de outras pessoas, obrigado!!!

Unknown disse...

Parabéns pelo seu trabalho muito lindo...VC poderia me envir por email, não consegui baixar... lilianenoleto@gmail... Desde já agradeço e Deus te abençoe!

Sara ramos correa disse...

Paz e alegria todo dia.
amei visitar seu jardim.
tenho um grupo crescente de criancas e buscando ideias, encontrei seu jardim.
gostaria de receber sua apostila.
meu e-mail: sara.sariani1221@gmail.com
meus WhatsApp: 047 9910 0677
amaria poder ser amiga daquelas que troca figurinha
tenho uma pagina no facebook, onde postamos fotos e trabalhinhos de nossas criancas.
estou muito feliz em ter te encontrado.
um beijo no seu coracao.

Sara ramos correa disse...

Paz e alegria todo dia.
amei visitar seu jardim.
tenho um grupo crescente de criancas e buscando ideias, encontrei seu jardim.
gostaria de receber sua apostila.
meu e-mail: sara.sariani1221@gmail.com
meus WhatsApp: 047 9910 0677
amaria poder ser amiga daquelas que troca figurinha
tenho uma pagina no facebook, onde postamos fotos e trabalhinhos de nossas criancas.
estou muito feliz em ter te encontrado.
um beijo no seu coracao.

Ellen Aguiar disse...

Olá, parabéns pelo seu blog! Tudo muito lindo!
Aproveito para convidá-la para conhecer o meu também. O endereço é https://marcos1014.blogspot.com.br/ <3 Paz!

Raquel Almeida disse...

Olá !!! Primeiramente Parabéns pelas idéias! Amei...queria te pedir algumas dicas pra dar aulas do berçário aos 6 anos na escola biblica,fiquei como uma das professoras e não quero que os aluninhos deixem de aprender a palavra de Deus pois cresci aprendendo e a escola bíblica foi muito importante para mim...muito obrigada,que Deus te abençoe meu email é raquelalmeid47@gmail.com ♥

Ronaldo Tondini disse...

Ola gostei muito de sua aula porem nao consegui baixar a apostila se tiver como me enviar no email eu agradeço sou prof novata tambem e quero muito fazer a diferenca na vida dos pequeninos
meu Email helenacaua@hotmail.com
meu nome é Helena desde ja agradeço

Maris Bentes disse...

Como faz essa ovelhinha?

Unknown disse...

Oi adorei sou nova como líder das crianças no ministério infantil e sou um pouco tímida vou tenta fazer tudo isso amei

ELENIR ARAUJO disse...

Excelente material. Muito inspirador! Estarei pondo em prática todo conteúdo da apostila e compartilhando com as outras "tias" da minha igreja. Que Deus abençoe muito sua vida e seu ministério. Abraços!

ayna stuart disse...

ola, amei o conteudo da apostilha, me ajudou, eu que não tenho muita paciência de ler, li o conteudo todo rs. vou colocar em pratica tudo que aprendi aqui.
muito obrigada mesmo e que Deus te abençoe.
atenciosamente vania de jesus

Fernanda Ceo disse...

Eu amei ler tudo isso.
Espero ensinar e aprender a cada dia com os meus pequeninos.
Que Deus abençoe a ti a cada dia mais.
Meu primeiro ano como tia da Ebd se inicia em fevereiro e ei quero começar com tudo que eum aprendi aqui com vc.Parabéns

Unknown disse...

Olá amada, amei seu cantinho tbm, muito abençoado, gostaria de receber sua apostila tbm , to começando agora e as demais professoras tbm, me as jude se possível tbm, desde ja agradeço pela atenção, DEUS lhe abençoe

Leo e dri disse...

Todo o conteudo maravilhoso, consegui baixar a apostilha se problemas. e com certeza vou usa-la nas aulas com minhas crianças do culto infantil, EBD, etc...
que Deus continue abençoando a todos. Adriana Valeria

Larissa Seixas Nepomuceno disse...

Nanda eu amei as dicas. Na minha igreja haverá um treinamento com os professores do departamento infantil, e eu achei essa apostila muito edificante. Obrigada por compartilha-la conosco. Deus a abençoe.

Related Posts with Thumbnails