Seja bem vindo...

"...agradeço a você, caro leitor, que de tantos jardins que podias visitar, escolheu este. Fico honrada.Espero que sua estada seja agradável. Que as coisas familiares lhe pareçam novas, e as coisas novas, familiares. Fique o tempo que desejar. Se encontrar uma rosa que valha a pena, sinta-se á vontade para colhê-la. Se encontrar algo que mereça ser compartilhado, por favor, compartilhe. E, quem sabe? Adão ouviu Deus falar num jardim; talvez o mesmo lhe aconteça..." (palavras retiradas do livro:ouvindo Deus na tormenta-max lucado)

sábado, 23 de janeiro de 2010

blogs sobre trabalhos manuais

Por onde anda a tal criatividade???
A vida nunca mudou tanto como neste novo milênio, e no meio de tudo isso estão nossas crianças. Os avanços tecnológicos, tem sido um desafio para nós professores de crianças. Frente aos meios de comunicação de massa, com sofisticados recursos como o computador a internet e outros, nos encontramos muitas vezes em desvantagem.
Sem contar com o tempo que a criança fica exposta ao bombardeio frenético de informações em frente a televisão, comparando com o tempo em que está na escola bíblica dominical ou em outra programação infantil da igreja, podemos concluir que há uma grande desvantagem.
As crianças deste milênio não são as mesmas crianças do século passado, é preciso acompanhá-las.
O mundo faz de tudo para atrair e conquistar a atenção das crianças, até os buffets infantis, por dinheiro fazem de tudo para atrair as crianças, e nós?
Que temos a melhor mensagem, a palavra de vida, o que temos feito para atrair as crianças para o reino de Deus?
Já ouvi muitas pessoas na igreja dizerem que a obra quem faz é o Espírito Santo, claro que sim! Mas não podemos esquecer jamais que as crianças também são corpo alma e espírito, vivendo neste mundo e não apenas almas ambulantes, elas precisam de estímulo, incentivo, encorajamento, precisam que se fale do evangelho na sua linguagem infantil, com tudo aquilo que faz parte do seu universo como criança.
O Espírito Santo que faz a obra sim, mas Ele não quer que tratemos as crianças como adultos em miniatura e Jesus disse:
“Não quero que os tire do mundo, mas livrai-os do mal."
Diante de tal situação, como podemos desenvolver com as crianças, à partir do ensino bíblico, atividades que complementem e enriqueçam o seu aprendizado?
Atividades manuais, artísticas que tenham um sentido, objetivo, e não pura e simplesmente seja um ato involuntário de pintar o desenho ou preencher as atividades da revistinha.
É triste observar nas classes infantis de muitas igrejas a limitação dos professores quanto a criatividade (existem outros fatores nesta questão como: falta de tempo, preguiça, desinteresse, mas vou me limitar a criatividade).
Há um mundo de opções de materiais a serem explorados e utilizados e uma infinidade de atividades para serem planejadas e propostas para as crianças, mas... não saímos da "folhinha xerocada" com o desenho do tema da lição bíblica.
Me perdoe a franqueza, mas além de serva de Deus, falo também como educadora que sou, isto é pura bitolação para as crianças, sem contar que elas não aguentam mais a mesma folhinha... Além da limitação por parte dos professores, a criança também sai muito prejudicada, pois ela não tem a oportunidade de criar, imaginar, desenvolver suas habilidade motora, de se expressar e muito mais.
O que acrescenta a criança pintar, todos os domingos a mesma folhinha com temas diferentes? E sempre o mesmo material lhe é oferecido, o lápis de cor ( muitos toquinhos) e, ou o giz de cera (geralmente todo quebrado).
Um dos objetivos principais da atividade manual na igreja, é levar a criança a fixar o conteúdo bíblico aprendido, memorizar o que aprendeu de forma lúdica, prazerosa, e não para matar o resto de tempo que resta da aula.
Eu te pergunto, se você ouvisse a história bíblica de Josué e as muralhas de Jericó e em seguida fosse proposto a você e seus coleguinhas montar uma maquete da cidade com os muros destruídos, utilizando todo tipo de sucatas, tinta, colas coloridas... ou lhe entregassem uma “folhinha” com a cena da história para você pintar, qual atividade você escolheria????
Que os momentos que passamos com as crianças na escola bíblica dominical, em classe, sejam de alegria, crescimento, desenvolvimento, que tudo seja feito para a glória de Deus e benção na vida (global) da criança.
“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens”. (Lucas 2:52.) Pare um pouco para pensar, amado professor, o que tem nos faltado? Criatividade, inspiração, habilidade, ensino? Seja o que for, a solução começa em nós mesmas com a DISPOSIÇÃO, e o mais Jesus fará. Temos a solução, ore e medite na palavra de Deus em Êxodo 31:1 a 6 e você encontrará a resposta.
“... Se podes! Tudo é possível ao que crê. ( Marcos 9:23)
Texto de claudia guimarães:
http://claudiaguimarães.blogspot.com/



Nem preciso dizer que concordo...
Por isso preparei uma lista abaixo onde você pode encontrar diversos trabalhos manuais para fazer com seus alunos, claro que adaptando a lição que você irá dar a eles, já ensinei aos meus:
"a palavra é o mais importante"
fazer trabalhos sem o ensino da palavra de nada vale... porque somos professoras de escolinha biblica não só de artesanato.
(e a palavra dura para sempre)
Então pesquise direitinho em cada um deles e escolha os trabalhinhos que tem haver com o que nós ensinamos...


Trabalhos manuais

http://trocandoideiaspedag.blogspot.com/2010/09/dia-das-criancas-lembrancinha.html
http://www.flickr.com/photos/vivianenomundo/page6/
http://paineismuraisescolares.blogspot.com/
http://sandramac2007.multiply.com/
http://tainamara.multiply.com/
http://expressaoplastica_nini_lipa.blogs.sapo.pt/
http://bloguinhovania.blogspot.com/2010/01/cracha-ajudante-do-dia.html
https://picasaweb.google.com/depinKids
https://picasaweb.google.com/professoracarolina
https://picasaweb.google.com/professoracarolina
https://picasaweb.google.com/jacgoulart
https://picasaweb.google.com/nanciacfernandes/ArteComSucata1TiradasDaNet#
https://picasaweb.google.com/eliannda/ArtesParte1#
https://picasaweb.google.com/kakajuzinha/Animais


Esses são novos, em inglês, mas muito bons:
http://www.daniellesplace.com/index.html
http://www.allkidsnetwork.com/crafts/
http://www.crafty-crafted.com/
http://skiptomylou.wordpress.com/category/valentines-day-crafts/
http://www.craftelf.com/craft_elf_general_crafts.htm
http://www.littlecraftybugs.co.uk/infopage.asp?infoid=345&xgroupid=18&subxgroupid=866#id3
http://catholicicing.blogspot.com/2011/04/religious-easter-craft-for-kids-make.html
http://www.wikihow.com/Make-an-Angel-Pop-Up-Card-%28Robert-Sabuda-Method%29
http://www.freekidscrafts.com/
http://cp.c-ij.com/en/index.html
crafts -pesquisa google imagens


Esse achei agora! rs
É bulgaro, tem mtaaa coisa legal lá, vale conferir ;)
http://krokotak.com/2012/08/sin-kit-ot-hartiya/

...passem sempre por aqui, porque irei adicionando mais...
e se quiser indicar algum, fique a vontade!
(Fernanda Medeiros)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails