Seja bem vindo...

"...agradeço a você, caro leitor, que de tantos jardins que podias visitar, escolheu este. Fico honrada.Espero que sua estada seja agradável. Que as coisas familiares lhe pareçam novas, e as coisas novas, familiares. Fique o tempo que desejar. Se encontrar uma rosa que valha a pena, sinta-se á vontade para colhê-la. Se encontrar algo que mereça ser compartilhado, por favor, compartilhe. E, quem sabe? Adão ouviu Deus falar num jardim; talvez o mesmo lhe aconteça..." (palavras retiradas do livro:ouvindo Deus na tormenta-max lucado)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

indisciplina? não na minha aula!!!

Já assistiu o filme: ao mestre com carinho?
(também não é do meu tempo, mas eu gosto...)

hoje ele me parece mais interessante, um professor que pegou uma sala que ninguém queria e transformou numa sala que todos desejaram...
Li, esses dias em um blog um texto que gostaria de comentar aqui, uma professora dizia o quanto é quase impossível para os professores de ministério infantil ensinar hoje em dia, por causa de muita indiscíplina por parte das crianças...
E ela escreveu vários exemplos ; e por toda indisciplina na sala de aula ela culpava as crianças e os pais /ou responsáveis...
Eu discordo totalmente, pra mim se há indisciplina em sala de aula só existe um único culpado, e este alguém é você professor...
"Não é sua sala? não são seus alunos?" você pode até não concordar comigo, mas ouça primeiro o que eu tenho a dizer: Antes de ser professora, eu tinha contato com algumas delas, e as ouvia dizendo as mesmas coisas que li no tal blog, eu insistia com elas que isso podia ser diferente, e elas só diziam: "claro, não é você quem esta ali..." se hoje elas vissem minha sala teriam que concordar comigo, estou ali , é e diferente...Quando comecei é claro que não foi fácil! as crianças foram "acostumadas" a fazer o que quisessem, a se divertir e se distrair durante o "culto dos adultos" e alguns professores realmente não sabiam o que fazer...uns empurravam com a barriga, outros faziam as malas...
Admito que eu não tinha experiência nenhuma, então a primeira coisa que resolvi fazer foi observar meus alunos: quem são eles? porque se comportam desta ou daquela forma? qual o "motivo" de tal atitude? na minha primeira semana me apresentei e disse que as coisas iriam mudar bastante ali. Mas que contava com eles para mudança acontecer, notei que a sala estava meio abandonada, como quase não davam aulas, não tinha material, a sala não era organizada, as "tias" que passaram por ali contavam no dedo tudo que precisava ser feito para melhorar, mas nunca levaram ao conhecimento do pastor, nem fizeram algo a respeito, acho que esperavam Deus descer do céu e tomar as providências sozinho...
Muitas vezes você pode achar que seu pastor não colabora, quando na verdade ele não entende do assunto, não sabe nem o que acontece, porque Deus colocou "você" ali exactamente para auxilia-lo nesta área!!! Muitas professoras ficam esperando que o pastor as chame pra perguntar as coisas, quando na verdade ele espera que elas digam alguma coisa, e assim nada acontece...
No primeiro dia, disse as crianças que escrevessem tudo o que queriam na escolinha e anotassem num pedido de oração e elas escreveram: brinquedos, cortinas, tv, dvd, livros, decoração, radio, computador... eu também escrevi, depois juntamos todos os pedidos e oramos a Deus, porque a obra é Dele!
De tudo o que precisávamos as duas coisas mais importantes pra começar nós já tínhamos: "Deus e muuuuuitas crianças "
Graças a Deus Ele nos mandou um pastor segundo Seu coração, que colocou cortinas na sala, fez uma pintura linda e colorida que escolhemos, e ajudou a mudar as coisas; pessoas vieram para ajudar a reformar e organizar, na primeira semana uma sra. apareceu a porta dizendo que Deus a enviou ali para doar brinquedos! Depois recebemos doações de tapetes, bichos de pelúcia, almofadões de pelúcia para a sala dos pequenos, depois foram chegando tv, dvd, radio, livros... o computador...e quando os pais viram nossos esforços passaram a colaborar também! mais professoras se juntaram a mim e a outra irmã que começou comigo, e trabalhamos juntas a cada dia para melhorar, para ensinar...
Quando fomos orar agradecemos junto com as crianças a Deus por ter dado tudo e muito além do que pedimos... e por saber que muito mais ainda iria fazer.
As vezes você esta ai reclamando de suas condições quando na verdade não é que Deus não faça, mas é sua visão que é tão pequena que Deus nem cabe nela! você não tem objectivos, não tem metas, Deus cumpre o desejo do coração mas e se você nada desejar??? e se você não colocar nada diante de Deus???
Sou testemunha de que coisas acontecem quando nós oramos, uma vez minha irmã foi para o grupo de evangelismo e ao chegarem todos lá viram que havia poucos folhetos, o líder então orou junto com eles: "Deus nós estamos aqui, queremos ir evangelizar, não temos material para tantas pessoas que vieram hoje, a obra é Sua, esperamos Sua resposta" passado 5 min. um carro parou e começou a descarregar materias de evangelismo, o sr. dizia: "nem sei se vocês precisam disto, mas eu senti tão forte Deus me dizendo no coração pra vir aqui que se não venho, não fico em paz!!!"
Deus deseja fazer muito mais, mas precisa de pessoas que arregacem as mangas e estejam dispostas a fazer a diferença.
Ele socorre aquele que se esforça! "...socorri um que era esforçado..." (sl 89.19)
--------------------------------------------------------------------------------

...Não, não esqueci que o assunto é disciplina, estou chegando lá, é que as vezes para haver disciplina outras coisas precisam ser mudadas, como a própria sala, os métodos, a visão das pessoas, e do professor...
Sobre as aulas, a primeira coisa que fiz foi estabelecer as "regras" da sala! toda criança precisa de limites, precisa de regras, isso também é sinal de amor, porque quem ama corrige; então as coloquei num mural para que todas pudessem ver sempre! assim não ia precisar ficar lembrando, ou a criança vir dizer que não sabia...
Li com elas e expliquei cada uma: não falar palavrão, não gritar, prestar atenção na lição, não conversar na hora da pregação; fui colocando de acordo com os erros que vi ali... e mostrando na bíblia porque era errado.
Coloquei um cartaz na porta: "culto infantil"; coloquei outro lá dentro: "A escolinha faz parte da igreja, estamos em um culto, Deus também esta aqui" (se isto não estiver no coração do professor primeiro, dificilmente estará no dos alunos...)
Mudei os métodos de ensino tornando as aulas diferentes a cada dia, com trabalhos manuais, atividades, brincadeiras educativas (veja na apostila que fiz na barra lateral do blog) logo nenhum aluno queria perder aulas ou ficar de fora, alguns pais vieram até perguntar se eu estava dando doces na escolinha porque as crianças ficavam impacientes pra vir, outros disseram que quando não vinham as crianças choravam...
Tudo ia bem, até que um belo dia um aluno de dez anos chegou na sala super indisciplinado, fazia brincadeiras sujas e dizia palavrões, na hora o repreendi e avisei que primeiro eu sempre iria repreender e depois colocaria para fora, ele então quis me enfrentar,chutou minha mesa derrubando tudo no chão, cerrou os punhos e preparou um golpe como se fosse um boxeador: "então me coloca agora que eu quero ver! olha só o seu tamanho!" apesar de ser muito mais velha, tenho só um metro e meio...ele era quase maior que eu...então falei: "muito bem, eu gostaria muito que você participasse e espero que você volte,porque nós te amamos e Jesus mais ainda, mas só vai entrar aqui quando estiver disposto a me obedecer, agora você vai pra fora, porque aqui eu sou a autoridade e não importa o meu tamanho, precisa aprender me respeitar..." abri a porta e chamei um obreiro enorme que estava ali na recepção:"por favor acompanhe este meu aluno até onde esta sua avó;mas se ele for me respeitar pode traze-lo de volta" o menino ,claro saiu sem questionar. Mas por dentro eu estava muito triste, e não via a hora dele retornar, porque são justamente estes que mais quero nas aulas, eles precisam ouvir a palavra porque só ela tem o poder de transformar vidas quando plantadas no coração...
Conversei com a sala a respeito dele, para que o tratassem muito bem, e não caçoassem dele, expliquei o quanto Jesus o amava.E gostei da atitude deles, e das coisas que disseram , como que o ajudariam...
Passado 10 min. ele estava de volta bem diferente: "com licença tia, a sra. me desculpa? prometo que vou obedecer, mas quero ficar aqui..."
Por isso antes de dizer algo,devemos pensar muito bem, porque teremos que cumprir ou nunca teremos crédito.
Procurei saber muito mais a respeito dele e o porque de suas atitudes tão hostis, ele sempre estava querendo discutir com os colegas, insistia que quando riam era dele, disse que ia ser bandido quando crescer e me dar um tiro...e toda vez que dizia algo ruim queria que eu desse uma resposta ruim:" você não entendeu? disse que vou te dar um tiro! não vai dizer que me odeia? que não liga?" mas eu o amo muito pra fazer isso, só vivia insistindo: "claro que não! nós aqui amamos você, nunca vamos deixar de te amar de torcer por você, de te esperar para aula todo dia, não importa o que você diga..." eu, as professoras, os alunos sempre dizíamos a ele palavras de amor e carinho,dizendo o quanto ele era especial e importante...
Soubemos que morava com a avó, que sua mãe estava presa e que riam dele na escola, e isso lhe causou revolta e rebeldia...então trabalhamos muito com ele, mas com relação as aulas nunca mais atrapalhou a pregação e dizia aos novatos: "silencio pessoal... a tia já me pôs pra fora uma vez..."
A cada dia celebrávamos as mudanças dele,isso não tem preço! quis comprar uma bíblia, começou a me trazer os estudos que fazia em casa sozinho,a ser o primeiro a chegar, a ser meu ajudante recebendo os alunos,a contar testemunhos pra sala,e chegou o dia que testemunhou que sua mãe estava livre e ali assistindo o culto na igreja!!! e ele disse:" hoje sou um novo "Pedro" (vou chamá-lo assim)sou uma nova criatura em Jesus, o antigo um dia foi colocado pra fora da sala , mas eu serei um pregador do evangelho de Jesus, conta pra eles como eu mudei tia..." sabe isso vale todo esforço, cada lágrima, toda luta,nada pode ser comparado, isso não tem preço...
Este foi só um exemplo de indisciplina por parte da criança (porque as vezes o problema é a sala, os métodos, ou "seu" modo de agir); existem muitos outros e você terá que descobrir as causas para então trabalhar com cada criança de uma forma diferente.Já procurou saber porque uma criança chora tanto em sua sala? uma vez perguntamos a uma mãe e ela contou que seu filho de dois anos ficou com trauma depois que uma enfermeira machucou o bracinho dele quando a mãe não estava por perto, tivemos que trabalhar com ele de forma a tratar esse trauma e mostrar que nunca o machucaríamos.Outro exemplo é você usar de sabedoria e fazer do indisciplinado um aliado, veja a seguir...

----------------------------------------------------------


Uma professora me disse certa vez: "você não vai conseguir dar aula direito porque tem um menino chamado Luis (vou chamá-lo assim) que não para quieto,ele abre a porta pra olhar lá fora o tempo todo!"
Então resolvi trabalhar diferente com ele,falei na aula: "vou precisar de um ajudante e vou escolher...você Luís! é uma tarefa super importante!" ele ficou muito animado! "preciso que cuide da porta pra mim, pra que ninguém a abra sem autorização, porque isso tira a atenção dos alunos, da tia e das pessoas no culto dos adultos também,então se você vir alguém tentando abrir a porta me avise ok?" ele:"pode deixar tia vou ficar de olho!" e sabe o que aconteceu? acertou! ele não abriu a porta nem uma vez! e sempre que eu olhava pra ele me dava um sinal de que estava alerta...
No final fui lhe agradecer pela ajuda, e todo animado ele dizia: "cê viu tia? ninguém abriu a porta hoje! não pode atrapalhar o culto né tia? Jesus não gosta disso, pode deixar sempre comigo agora tá tia? toda aula eu vou estar aqui de olho no pessoal!!!"
Por isso digo, cada caso deve ser tratado de forma diferente, e como você vai saber? dedicando tempo a conhecer seus alunos; mudando seu próprio modo de agir e orando muito a Deus para fazer aquilo que você não puder, e lhe dar direção para o que pode!
Por isso insisto que se há crianças indisciplinadas na sala a culpa é do professor, se Deus te colocou com esta turminha, é para que você ore por seus alunos,conheça seus alunos, para saber pelo que orar, consagre sua sala como nós aqui fazemos, todo inicio de mês nós professoras ungimos cada cantinho, entregando tudo a Deus, a sala os materiais, os alunos e professores,as aulas (...) para que Ele aja ali, para que vidas possam ser transformadas através da pregação da palavra, para que não haja ali rebeldia, para que não haja acidentes, enfim, damos a Ele o lugar Dele...
Só digo uma coisa muitíssimo importante: sem "nascimento" não há crescimento! não espere atitudes cristãs de uma criança que ainda nem tem a Cristo!!! isso tem sido onde muitos professores tem falhado, dizendo a criança que é pecado fazer isso ou aquilo, ela nem se importará, porque o que ela precisa primeiro é conhecer Jesus e Ele a convencerá de que aquilo é errado, e só assim ela deixara de fazê-lo...
"na verdade foi depois que me converti que tive arrependimento..."(je31.19)
"...o amor de Deus fez com que eu me arrependesse" (rm 2.4)
Para iluminar um quarto não lançamos fora as trevas, mas deixamos a luz entrar e eis que as trevas desapareceram!!!
Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. (João 8.12)
Não fomos chamados para lançar fora as trevas, mas para acender a luz...

(Fernada Medeiros)





Um comentário:

Karina disse...

Nossa...vc fala de coisas maravilhosas,dou aula para o 4º ano mas o que vc falou vai me ajudar muito...

Related Posts with Thumbnails