Seja bem vindo...

"...agradeço a você, caro leitor, que de tantos jardins que podias visitar, escolheu este. Fico honrada.Espero que sua estada seja agradável. Que as coisas familiares lhe pareçam novas, e as coisas novas, familiares. Fique o tempo que desejar. Se encontrar uma rosa que valha a pena, sinta-se á vontade para colhê-la. Se encontrar algo que mereça ser compartilhado, por favor, compartilhe. E, quem sabe? Adão ouviu Deus falar num jardim; talvez o mesmo lhe aconteça..." (palavras retiradas do livro:ouvindo Deus na tormenta-max lucado)

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Você ama o proximo???

Este é o segundo mandamento...
muito se fala sobre ele...
Mas quem é o meu próximo???
(Lucas 10.29)
Perguntaram isso a Jesus...
E Ele respondeu com uma parábola muito conhecida, porém  pouco praticada...


"Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. 
Disse, pois, Jesus: Vai, e fazê da mesma maneira."
(Lucas 10.30 ao 37)


E então? sabe quem é o seu próximo?
...ainda não? muitos acham que amar ao próximo é amar a china... ou países distantes onde  o evangelho não foi pregado... é amar os doentes...os famintos... tudo bem! é isso também! mas as vezes seu amor é um amor só de palavras... sem atitudes... eu os amo... mas eles estão tão longe...
Sabe a definição de próximo no dicionário?
próximo (ss)
(latim proximus, -a, -um, o mais perto, muito próximo)
adj.1. O que está perto.
Notei que muitos não amam o próximo, porque geralmente não se APROXIMAM, nem mesmo se for necessário...
Quando foi a última vez em que você ajudou o próximo?
mesmo que com uma pequena atitude?
Quando carregou as sacolas para alguém? ou cedeu seu assento no onibus? ajudou alguém que não sabia ler; que não tinha dinheiro pra pagar o que havia comprado; ajudou alguém a descer do onibus, ou como na foto acima...
deu carona em seu guarda-chuva???
Geralmente "evitamos" as pessoas a nossa volta, nos fechamos em nossa concha, em nosso próprio mundinho particular, onde as pessoas consideradas ESTRANHAS passam de largo em nossa vida... 
nem mesmo as notamos... 
..a menos que pisem no seu pé ou passem á sua frente na fila...
Geralmente preciso "viajar" quando saio de minha cidade, é onibus, trem, metro... e gosto de observar as atitudes das pessoas...
E vejo coisas interessantes...
Outro dia eu tossia demais, e a senhora ao meu lado pegou um papel, e em meio ao sacolejar do ônibus, anotou em  letra toda tremida o nome de um remédio "tiro e queda" (disse ela) pra mim...
É difícil encontrar gente assim hoje em dia!
A maioria são indiferentes aos outros, eu as encontro por ai...
Pessoas que fingem estar dormindo só pra não levantar... ainda mais se houver gravidas e senhoras de idade... ai até roncam!
Pessoas se acotovelando pra entrar no trem... cortando fila... empurrando...
sempre apressadas...sempre ocupadas...
cada uma preocupada apenas com sua própria vida, seus afazeres, seus compromissos, seus prazos a cumprir... e os "próximos" ficam esquecidos...
Você esbarra neles todos os dias! mas não os vê como PRÓXIMOS, mas sim como ESTRANHOS, já que você não as conhece... e provavelmente nunca mais voltará a vê-las...
Por isso acaba agindo igualzinho ao "sacerdote" e ao "levita" e dando as costas, mesmo sabendo que poderia ter feito alguma coisa...
Da próxima vez que sair pela cidade faça um teste... e tente realmente amar o próximo, no meio de uma sociedade fria e indiferente faça a diferença!
Porque: 
"NISTO todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" ( João 13:35)
E é a mais pura verdade, quantas vezes (quando não estou dormindo rsrsr) faço amizades com desconhecidos pela minha "viagem" pela cidade... so´por ceder meu lugar ou me oferecer pra ajudar...
Encontro pessoas dispostas a me contar toda sua vida... falar de seus problemas... me mostrar fotos de toda família rsrsr, é até mais fácil de se evangelizar assim, de realmente poder ajudar as pessoas... apresentando Jesus a elas e dando verdadeiros conselhos...
E as vezes mesmo antes de dizer alguma coisa, elas mesmas dizem:
"você é crente ou de alguma igreja não é? vocês são sempre diferentes da maioria!"
Minha mãe acha graça quando apareço em casa com um saco de limão, que ganhei de um estranho, só por ouvi-lo num ponto de onibus... ou entrar em casa ligando pra uma pessoa estranha pra passar o nome e o editor de um livro sobre o qual falamos...
Pessoas que me dão seus telefones e endereços... a fim de nos falarmos outra vez...
Amo aquelas senhorinhas faladeiras... na maioria com filhos crescidos e carentes por um pouco de atenção, tudo o que querem é ser ouvidas... e gosto de ouvi-las!
são sabias e tem muito pra nos ensinar... contam cada historia...
Enfim, desafio você a verdadeiramente amar o seu próximo, aqueles a sua volta, conhecidos ou não,   e não só praticar o amor ao próximo quando for um dia "especifico" tipo: 
"domingo" vou fazer obras de caridade e mostrar meu amor ao próximo!!!"
Desafio você a ir além disso!!!
desafio você a amar o próximo no seu dia-a-dia, e praticar este mandamento diariamente...
Quer amar o próximo???
Olhe em volta!!!
"Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade" (1 João 3:18)

(Fernanda Medeiros)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails