Seja bem vindo...

"...agradeço a você, caro leitor, que de tantos jardins que podias visitar, escolheu este. Fico honrada.Espero que sua estada seja agradável. Que as coisas familiares lhe pareçam novas, e as coisas novas, familiares. Fique o tempo que desejar. Se encontrar uma rosa que valha a pena, sinta-se á vontade para colhê-la. Se encontrar algo que mereça ser compartilhado, por favor, compartilhe. E, quem sabe? Adão ouviu Deus falar num jardim; talvez o mesmo lhe aconteça..." (palavras retiradas do livro:ouvindo Deus na tormenta-max lucado)

terça-feira, 11 de maio de 2010

...levita? o que significa?!?

Levita...

Artista ou servo?!?

Achei este texto interessante sobre levitas em uma revista e estou postando pra vocês sem meus comentários pessoais, mas depois o farei rsrsr...

Levita é uma daquelas palavras que fazem parte apenas do vocabulário evangélico.Dificilmente, um não cristão saberia do que se trata.No máximo, a relacionaria com algo referente a flutuação de algum objeto...
Porém, para os cristãos, levita é todo aquele que esta envolvido no ministério da musica da igreja.
Esse termo tão natural pra nós nos dias de hoje, na verdade tem origem em épocas muito remotas.A chave para compreende-lo pode ser encontrada no período de Moisés e nos tempos do rei davi.
Quando o povo de Israel deixou o egito se tornou uma nação, a descendencia de Levi foi escolhida para fazer todo o tipo de serviço referente ao tabernáculo (números 3.5-8)
Basicamente, os levitas se limitavam a montar, desmontar, limpar, cuidar e carregar a tenda conforme a lei de Moisés (números 4.2,3)
Tempos depois, no período da monarquia, houve uma troca nas funções leviticos devido à construção do templo do rei Salomão.
Somente naquele momento o rei davi adicionou a "música" como parte das tarefas dos levitas (1cronicas 23.1-5,25,26) percebemos, então,que a musica era apenas "uma parte" dos trabalhos desse grupo.
Hoje, a compreensão de levita como "servo" tem sido esquecida...
Não é raro vermos os levitas atuais sentirem-se como um grupo especial na igreja, diferentes e melhores que os demais, apenas porque uma parte da liturgia denominacional esta sob sua responsabilidade.
Criam uma espécie de "imunidade", a ponto de não se envolverem com quaisquer outros departamentos.Fecham-se em um mundo onde somente a musica é o que lhes interessa.
Outro ponto a ser observado é a vida espiritual desses músicos.Muitas vezes, o louvor da igreja depende do talento deste ou daquele individuo e, para que não diminua a qualidade musical nos cultos, faz-se "vista grossa" até para problemas de ordem moral, permitindo-se que eles permaneçam ministrando nos templos...
È comum constatarmos membros de grupos de louvor, no lado externo da igreja, aguardando o término da pregação para executar o ultimo hino, ou simplesmente, chegando na igreja após o ensino da palavra de Deus, com suas guitarras e baquetas demonstrando um total desinteresse pelo conhecimento da bíblia.
È necessário compreender e aplicar as funções leviticas em nossa era; levita é todo aquele que trabalha na casa de Deus!
O zelador, o músico, faxineiro,secretária, todos tem o mesmo valor nos serviços da igreja.Também não deve ser esquecido que o "COMPROMISSO" faz parte deste chamado.
Sem os levitas, o tabernáculo não jamais poderia ser removido! No entanto, a falta de compromisso faz com que parte da obra de Deus fique estagnada e infrutífera.Por isso todo levita deve ser "exemplo" de conhecimento e espiritualidade.
Os capítulos 8 e 9 do livro de neemias, mostram que os levitas são mestres que ensinam as leis de Deus ao povo(ne 8.7), conduzindo-os a uma profunda contrição e adoração a Deus(ne9.3).
Hoje, isso não deve ser diferente.È preciso que o levita tenha a "responsabilidade" de conduzir o povo a uma adoração que resulte em transformação de vida.
Mas, isso só será possível, se ele já estiver experimentando os frutos de um conhecimento profundo e vivencial de DEUS e de sua palavra em "sua própria vida"

(Sylas jr.músico)

2 comentários:

Renata Souza disse...

Olá querida!

Gostei deste post! principalmente, por que estou ensaiando em um ministério de louvor, ainda não entrei definitivamente...Por que?
Ah, por que ainda não chegou a hora para mim. Penso e disse ao pastor que quero ficar mais tempo ensaiando com o grupo, preciso entender muitas coisas, com relação ao ministério, e principalmente com relação ao que Deus quer de mim...Com certeza não é só minha voz, mas Ele quer que o ouçamos primeiro...
Por isso, ainda estou somente nos ensaios...E só vou mesmo cantar num culto, quando for a vontade de Deus.

Seria importante que todos os músicos refletissem sobre o que é a nossa vontade e a Vontade de Deus!

Grande Beijo!
Paz do Senhor Jesus!

Re
www.scrapsgospel.com

cantora beatriz disse...

otimo texto,,,

Related Posts with Thumbnails