Seja bem vindo...

"...agradeço a você, caro leitor, que de tantos jardins que podias visitar, escolheu este. Fico honrada.Espero que sua estada seja agradável. Que as coisas familiares lhe pareçam novas, e as coisas novas, familiares. Fique o tempo que desejar. Se encontrar uma rosa que valha a pena, sinta-se á vontade para colhê-la. Se encontrar algo que mereça ser compartilhado, por favor, compartilhe. E, quem sabe? Adão ouviu Deus falar num jardim; talvez o mesmo lhe aconteça..." (palavras retiradas do livro:ouvindo Deus na tormenta-max lucado)

sábado, 23 de janeiro de 2010

que tipo de professor eu sou?!?

Estava assistindo um vídeo com minha sobrinha que apesar de engraçado, faz muito sentido, as vezes não temos a atenção dos alunos porque nossas aulas são monótonas , sempre aquela maravilhosa mesmice...
Mas quando fazemos coisas diferentes, além de cativar a atenção deles, eles aprendem mais fácil, por exêmplo: "numa sala lotada, ao iniciar a aula com uns 45 alunos que falavam todos juntos, abri uma sombrinha e coloquei na cabeça. Pronto! silêncio total! Todos estavam olhando pra mim... mas é claro que tinha haver com o assunto. Perguntei pra que servia: "pra se proteger da chuva tia!" Ai, como sou cheia de histórias, contei uma minha: "quando eu era pequena, voltava da escola e o céu escureceu como noite! Eu via meu ponto de ônibus e pensei em correr até lá, daria tempo, mas é claro que como sempre não deu e cheguei lá ensopada... quando abri a bolsa pra pagar a passagem, qual minha surpresa? Eu tinha um guarda chuva! Fiquei com tanto medo de me molhar que esqueci que estava comigo... às vezes fazemos assim com Deus, na hora do medo esquecemos que Ele está conosco... sempre pronto para nos proteger” (Isaías 43.1).
Eles prestaram total atenção ao que eu dizia, porque assim como o "seu madruga" eu não fiquei só lendo, mas fazendo algo para verem, e assimilando para "entenderem"
lembra-se do ditado: "ouço e esqueço, vejo e sempre vou lembrar" e é verdade! já os ouvi dizendo: "isso foi da aula que teve fantoche, isso aprendi na aula com música, essa no teatrinho, isso quando a tia fez tal coisa..." prenda a atenção deles. veja o vídeo a seguir:

Agora tem professores que além de só falar o tempo todo, fala tudo tão difícil que a criança sai sem entender nada! eles são diferentes dos adultos, tem uma linguagem própria a sua idade, você precisa falar palavras que "entendam" e até traduzir se preciso, assimilar com coisas de seu cotidiano, como Jesus fazia com as pessoas de seu tempo...
Um dia li: "e depois que Jesus repreendeu a tempestade houve uma grande bonança. quem entendeu???" todos! mas ao perguntar a cada um o que era bonança... "um bote tia" ;"um balaião bem grande"; se fossem mais antigos diriam até que bonanza apareceu na história...
A verdade é que muitos alunos voltam para suas casas sem ter aprendido absolutamente nada, porque apesar de a professora ter tido uma ótima revelação da palavra, ela não soube transmiti-la...

seja um professor criativo e dedicado ao ensino porque muitos são iguais a professora do charlie brown... e os alunos só ouvem :ahuianblablahiuablanbla...

E, quanto mais sábio foi o pregador, tanto mais ensinou ao povo sabedoria (eclesiastes 12.9)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails